segunda-feira, novembro 22, 2010

INTERAÇÃO ENTRE OS PROFISSIONAIS DA SAÚDE E O PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA



INTERAÇÃO ENTRE OS PROFISSIONAIS DA SAÚDE E O PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Educação física e cardiologia

“Prevenir é melhor que remediar”, ou seja, é melhor evitar os problemas antes que eles aconteçam, na cardiologia isso não é diferente. A medicina preventiva representa um dos alicerces da prática médica contemporânea. Numa abordagem multidisciplinar, onde o Médico Cardiologista faz sua intervenção juntamente com o Profissional de Educação Física, garante ao paciente uma construção de um programa de exercícios controlados de acordo com possíveis eventos cardiológicos que podem surgir durante o esforço identificado, por exemplo, num teste ergométrico na esteira. O mesmo valeria para pacientes com algum problema cardíaco e necessita de forma efetiva de praticar atividade física regular diminuindo a mortalidade, melhora física, psicológica e da auto-estima. Este especialista médico esta diretamente relacionado com a aptidão física, para o esporte ou para a saúde, realizando avaliação e interpretação dos resultados adequadamente, para otimizar o treinamento e/ou tratamento.

Educação Física e Fisioterapia

O Fisioterapeuta é particularmente útil em avaliar disfunções musculoesqueléticas associadas como, por exemplo, a mobilidade articular ou correções postural quando estas estiverem comprometidas prescrevendo exercícios adicionais de acordo com a necessidade do paciente. O Profissional da Educação Física, especialista em fisiologia do exercício, pode ensinar ao paciente o valor do exercício físico a longo prazo, portanto a familiarização com o programa lhe permite conduzir de forma segura os aspectos que afetam a segurança do paciente.

Educação física e nutrição

A nutrição é ciência que estuda o ato de nutrir-se através do conjunto de processos que vão desde a ingestão do alimento até a sua assimilação pelas células, incluindo os fenômenos sociais, econômicos, culturais e psicológicos que podem influenciar na alimentação (MITCHELL, 1988).

No treinamento realizado sob orientação do Profissional de Educação Física, a nutrição fica muito evidente, pois tem sua importância no suprimento à necessidade calórica de acordo com o dispêndio de energia em relação ao esporte praticado. Segundo Weineck (1999), a alimentação deve suprir a demanda energética assim como garantir o hídrico, de nutrientes, e mineral. Em atletas a alimentação é ainda mais importante, pois a nutrição inadequada às necessidades específicas de cada individuo, pode prejudicar a saúde e o desempenho de atletas e não atletas durante o processo de treinamento físico.

O Nutricionista é invariavelmente insubstituível, indispensável quando tratamos de nutrição. Essa relevante importância pode ser mais facilmente evidenciada para os Educadores Físicos quando ressaltam altamente os benefícios dos conhecimentos básicos de nutrição para a Educação Física.

Educação física e geriatria/gerontologia

Geriatria é uma especialidade médica que trata de doenças de idosos ou de doentes idosos, preocupando-se em prolongar a vida com mais saúde. A gerontologia é a ciência que estuda o processo do envelhecimento, cuidando da personalidade e da conduta do idoso. Para isso, leva em conta todos os aspectos ambientais e culturais do envelhecimento. Para resumir, podemos dizer que a gerontologia trata do processo biológico do envelhecimento, enquanto a geriatria estuda as doenças da velhice e de seu tratamento.

O envelhecimento é um processo contínuo durante o qual ocorre um declínio progressivo de todos os processos fisiológicos. Mantendo-se um estilo de vida ativo e saudável pode-se retardar as alterações morfofuncionais que ocorrem com a idade.

A Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia recomenda a prática regular de Atividades Física preferencialmente orientada pelo Profissional da Educação Física, onde este poderá controlar todas as variáveis de um treinamento, induzindo inúmeras adaptações fisiológicas e psicológicas de acordo com a necessidade, trazendo assim incontáveis benefícios em prol da qualidade de vida e longevidade para o idoso.

Educação física e endocrinologia

A Endocrinologia é uma especialidade médica que estuda as desordens do sistema endócrino e suas secreções específicas chamadas hormônios.

As principais áreas de atuação do especialista, que é denominado Endocrinologista, são: Tratamento do diabetes, da obesidade, alterações hormonais como desordens da glândula tireóide, alterações do ciclo menstrual e outras doenças relacionadas à falta ou ao excesso de hormônios.

Dr. Fábio Fujita endocrinologista, disse em uma publicação que a prática exercícios físicos são muito importantes para qualquer indivíduo, pois age de forma efetiva no nosso sistema endócrino trazendo melhoras significativas em nossa saúde e está provado cientificamente que o sedentarismo é prejudicial à qualidade de vida. Para a pessoa que tem, por exemplo, diabetes, a atividade física regular traz diversos benefícios adicionais, pois, a soma do tratamento endocrinológico com acompanhamento de um Profissional de Educação Física, estruturando um programa de treinamento e manipulando de forma criteriosa contribui para o aumento da ação da insulina trazendo benefícios ao paciente.