CINEANTROPOMETRIA É a Ciências da Atividade Físicas que aconteceu primeiramente em 1972, em um artigo escrito por Ross e Col. e, o termo Biometria foi lentamente substituído pelo Cineantropometria, tem como o seu objetivo maior a medida do homem , com vistas ao desempenho motor, em uma variedade de perspectivas. Para isso, necessita-se de testes precisos e adequados para analisar corretamente os resultados e empregá-los de maneira certa. Na Educação Física seus objetivos são: - Avaliar o estado do indivíduo ao iniciar a programação; - Detectar deficiências , permitindo uma orientação no sentido de superá-las; - Auxiliar o indivíduo na escolha de uma atividade física que , além de motivá-lo possa desenvolver suas aptidões; - Impedir que a atividade física seja um fator de agressão; - Acompanhar o progresso do indivíduo; - Selecionar elementos de alto nível para integrar equipes de competição; - Estabelecer e reciclar o programa de treinamento; - Desenvolver pesquisa Em E.F.; -Acompanhar o processo de crescimento e desenvolvimento dos alunos. (Carnaval,95 citado em Cooperativa do Fitness, 1999) · MEDIDAS MAIS UTILIZADAS DE DOBRAS CUTÂNEAS FINALIDADE: Estudar a composição corporal, sobretudo com o menor custo de aparelhos, através de método não invasivo, com rapidez, facilidades de interpretação dos resultados, bem como a boa correlação entre as medidas antropométricas e a densidade comporal. (Pitanga, 2008) São elas: | ||||||||||||||||||
|
MEDIDAS MAIS UTILIZADAS EM PERIMETRIA FINALIDADE: É a ciência que estuda as medidas de tamanho, peso e proporções do corpo humano, utilizadas geralmente para predizer a densidade corporal e o percentual de gordura corporal. (POLLOCK & WILMORE, 1993) | ||||||||||||||||||||||
|
MEDIDAS MAIS UTILIZADAS EM DIAMETRO ÓSSEO FINALIDADE: São medidas utilizadas para determinas as constituição física, para fins ergonômicos, ou definição do peso ósseo a partir de protocolos de avaliação que podem der aplicadas na área esportiva e/ou acompanhamento do crescimento humano. (Petroski,1999) | ||||||||
|