Cineantropometria

CINEANTROPOMETRIA


              É a Ciências da Atividade Físicas que aconteceu primeiramente em 1972, em um artigo escrito por Ross e Col. e, o termo Biometria foi lentamente substituído pelo Cineantropometria, tem como o seu objetivo maior a medida do homem , com vistas ao desempenho motor, em uma variedade de perspectivas. Para isso, necessita-se de testes precisos e adequados para analisar corretamente os resultados e empregá-los de maneira certa.
             Na Educação Física seus objetivos são:
 - Avaliar o estado do indivíduo ao iniciar a programação;
 - Detectar deficiências , permitindo uma orientação no sentido de superá-las;

 - Auxiliar o indivíduo na escolha de uma atividade física que , além de motivá-lo possa desenvolver suas aptidões;

  - Impedir que a atividade física seja um fator de agressão;
       - Acompanhar o progresso do indivíduo;
       - Selecionar elementos de alto nível para integrar equipes de competição;
       - Estabelecer e reciclar o programa de treinamento;
       - Desenvolver pesquisa Em E.F.;
      -Acompanhar o processo de crescimento e desenvolvimento dos alunos. (Carnaval,95 citado em Cooperativa do Fitness, 1999)


·        

MEDIDAS MAIS UTILIZADAS DE DOBRAS CUTÂNEAS



FINALIDADE: Estudar a composição corporal, sobretudo com o menor custo de aparelhos, através de método não invasivo, com rapidez, facilidades de interpretação dos resultados, bem como a boa correlação entre as medidas antropométricas e a densidade comporal. (Pitanga, 2008)
São elas:
Dobra Cutânea Triciptal

É medida na face posterior do braço, paralelamente ao eixo longitudinal, no ponto que compreende a metade da distância entre a borda súpero-lateral do acrômio e o olécrano.

Dobra Cutânea Subescapular

A medida é executada obliquamente em relação ao eixo longitudinal, seguindo a orientação dos arcos costais, sendo localizada a dois centímetros abaixo do ângulo inferior da escápula.

Dobra Cutânea Biciptal

É medida no sentido do eixo longitudinal do braço, na sua face anterior, no ponto de maior circunferência aparente do ventre muscular do bíceps.

Dobra Cutânea Axilar Média

É localizada no ponto de intersecção entre a linha axilar média e uma linha imaginária transversal na altura do apêndice xifóide do esterno. A medida é realizada obliquamente ao eixo longitudinal, com o braço do avaliado deslocado para trás, a fim de facilitar a obtenção da medida.

Dobra Cutânea Supra-ilíaca

É obtida obliquamente em relação ao eixo longitudinal, na metade da distância entre o último arco costal e a crista ilíaca, sobre a linha axilar medial. É necessário que o avaliado afaste o braço para trás para permitir a execução da medida.

Dobra Cutânea Torácica

É uma medida oblíqua em relação ao eixo longitudinal, na metade da distância entre a linha axilar anterior e o mamilo, para homens, e a um terço da linha axilar anterior, para mulheres.

Dobra Cutânea Abdominal

É media aproximadamente a dois centímetros à direita da cicatriz umbilical, paralelamente ao eixo longitudinal.


Dobra Cutânea da Coxa

É medida paralelamente ao eixo longitudinal, sobre o músculo reto femural a um terço da distância do ligamento inguinal e a borda superior da patela, segundo proposta por Guedes (1985) e na metade desta distância segundo Pollock & Wilmore (1993). Para facilitar o pinçamento desta dobra o avaliado deverá deslocar o membro inferior direito à frente, com uma semi-flexão do joelho, e manter o peso do corpo no membro inferior esquerdo.

Dobra Cutânea Panturrilha Medial

Para a execução desta medida, o avaliado deve estar sentado, com a articulação do joelho em flexão de 90 graus, o tornozelo em posição anatômica e o pé sem apoio. A dobra é pinçada no ponto de maior perímetro da perna, com o polegar da mão esquerda apoiado na borda medial da tíbia.
***






MEDIDAS MAIS UTILIZADAS EM PERIMETRIA

FINALIDADE: É a ciência que estuda as medidas de tamanho, peso e proporções do corpo humano, utilizadas  geralmente para predizer a densidade corporal e o percentual de gordura corporal. (POLLOCK & WILMORE, 1993)
Pescoço

Medida realizada abaixo da glote

Braço relaxado – D/E

Medida realizada no ponto médio entre o acrômio e a base no olécrano.

Braço Contraído – D/E

Medida realizada no ponto de maior volume muscular com o braço contraído num ângulo de 90º.

Antebraço – D/E

Com a mão supinada, a medida deverá ser realizada no ponto de maior volume muscular com o braço entendido ao longo do corpo.

Tórax – normal, inspirado e expirado
Homem: passar a trena sobre a linha dos mamilos e sobre o ponto mesoesternal.
Mulher: passar a trena sobre a linha subaxilar

Cintura
Verificar o ponto de menor perímetro entre a ultima costela e a crista ilíaca.
Abdômen
Medida verificada sobre a cicatriz umbilical.

.

Quadril
É feita sobre o trocânter maior de cada femur

Coxa
Proximal - 1 cm abaixo da prega glútea.

.

Coxa
Medial – ponto médio entre o vinco inguinal e bordo superior da patela
Distal – 5 cm acima do bordo superior da patela

Panturrilha
A medida é feita no ponto de maior volume muscular.



MEDIDAS MAIS UTILIZADAS EM DIAMETRO ÓSSEO

FINALIDADE: São medidas utilizadas para determinas
 as constituição física, para fins ergonômicos, ou 
definição do peso ósseo a partir de protocolos
 de avaliação que podem der aplicadas na área
 esportiva e/ou acompanhamento do crescimento
 humano. (Petroski,1999)
Bi- epicôndilo umeral

Introduzir as hastes do paquímetro num ângulo de 45º na articulação do cotovelo, tocando as bordas externas dos epicôndilos lateral e medial.




Bi- estilóide

Introduzir as hastes do paquímetro num ângulo de 90º na articulação com a mão relaxada, tocando nas apófises estilóides do rádio e da ulna.
Bi- côndilo femural

Deve ser realizado com avaliado sentado, com a articulação do joelho flexionada  a 90º. As hastes do paquímetro deverão ser introduzidas no ângulo de 45º, tocando as bordas externas dos côndilos medial e lateral.

Bi – maleolar

Com avaliado em pé, a medida deve ser realizada no plano horizontal com as hastes do paquímetro tocando os pontos que compreendem a maior distancia entre o maléolo lateral e medial .