Princípios do Treinamento


Esquema dos Princípios do Treinamento



Princípio da Individualidade Biológica 
Cada ser humano possui uma estrutura e formação física e psíquica própria, portanto, o treinamento individual tem melhores resultados, pois obedeceriam as características e necessidades do indivíduo. Cabe ao treinador verificar as potencialidades, necessidades e fraquezas de seu aluno/atleta para a prescrição do treinamento ter um real desenvolvimento.  Cada indivíduo deve ser sempre considerado como um somatório de genótipo e fenótipo, dando origem às especificidades que o caracterizarão.
Genótipo - é carga genética responsável pelo potencial do atleta. Isso inclui fatores como composição corporal, biótipo, altura máxima esperada, força máxima possível e percentual de fibras musculares dos diferentes.
Fenótipo -  é responsável pelo potencial ou pela evolução das capacidades envolvidas no genótipo, ou seja, o treinamento. No entanto, o desenvolvimento da capacidade de adaptação ao esforço e das habilidades esportivas como também a extensão da capacidade de aprendizagem do indivíduo.
***

Princípio da Adaptação 
É a capacidade de adaptação, que se mostra de diferentes modos e intensidades, várias espécies de vida não teriam sobrevivido ou conseguido sobreviver por longos tempos e em diferentes ambientes. O próprio homem conseguiu prevalecer no planeta, como espécie, devido à sua capacidade de adaptação.
***
Princípio da Sobrecarga 
De acordo com Dantas (2003), imediatamente após a aplicação de uma carga de trabalho, há uma recuperação do organismo, visando restabelecer o equilíbrio instável, ou seja, a homeostase. Neste contexto, o equilíbrio entre carga aplicada e tempo de recuperação é que garantirá a existência da supercompensação de forma permanente.
Os estímulos do exercício produzem diversos desgastes, que são repostos após o término do trabalho, percebemos então a primeira reação de adaptação, onde o organismo é capaz de restaurar por si só a energia despendida pelos diversos desgastes, e ainda preparar-se para uma carga de trabalho mais forte, chamando-se este fenômeno de assimilação compensatória. Deste modo, são reconduzidas as energias perdidas como também são criadas maiores reserva de energia de trabalho, chamado período de restauração, o qual permite a chegada a um mesmo nível de energia anterior ao estímulo. A segunda fase é chamada de período de restauração ampliada, após o qual o organismo possuirá uma maior fonte de energia para novos estímulos.
Cabe ao treinador agir com bom senso ao redefinir nova sobrecarga que vai trabalhar com o seu aluno, observando os princípios do treinamento respeitando as necessidades e anseios e principalmente os limites éticos.
***
Princípio da Interdependência Volume-Intensidade 
Este princípio está intimamente ligado ao da sobrecarga, pois o aumento das cargas de trabalho é um dos fatores que melhora a performance. Este aumento ocorrerá por conta do volume e devido à intensidade. Em pesquisa a algumas literaturas, podemos  afirmar que os êxitos do trabalho estão referenciados a uma grande quantidade (volume) e uma alta qualificação (intensidade) no trabalho, sendo que, estas duas variáveis (volume e intensidade) deverão sempre estar adequadas as fases de treinamento.  Nem sempre as variáveis volume e intensidade estão claramente explícitas ao treinador para que este possa definir um treinamento ou ação baseado na relação entre estas. Portanto, utilizando o bom senso, na dúvida nunca se deve arriscar ou colocar o atleta ou praticante em risco. Um bom treinador consegue enxergar com maior clareza a relação de interdependência entre volume e intensidade de um treinamento ou ação de atividade.
***
Princípio da Continuidade 
Está intimamente ligado ao da adaptação, pois a continuidade ao longo do tempo é primordial para o organismo, progressivamente, se adaptar. A continuidade de treinamento evita que o treinador subtraia etapas importantes na formação atlética de um esportista. Em geral um atleta que tem um alto desempenho, com certeza teve uma continuidade ao longo de sua preparação, treinamento e também do aprendizado do esporte praticado. A continuidade do treinamento é importante, não somente no aspecto fisiológico, mas também, no aspecto psicológico e entre outros aspectos cujos fatores podem interferir na prática esportiva.
***
Princípio da Especificidade 
O princípio da especificidade, que vem se somar aos já existentes. Podemos dizer que este princípio sempre esteve intrínseco em todo o treinamento esportivo, desde o mais rústico nas práticas utilitárias, mas tê-lo como princípio norteador e como um dos parâmetros que devem ser levados em consideração é essencial ao estudo e planejamento crítico e consciente nos treinamentos contemporâneos.
    O princípio da especificidade é aquele que impõe, como ponto essencial, que o treinamento deve ser montado sobre os requisitos específicos da performance desportiva, em termos de qualidade física interveniente, sistema energético preponderante, segmento corporal e coordenações psicomotoras utilizados. Este preconiza, que se deve, além de treinar o sistema energético e o cardiorrespiratório dentro dos parâmetros da prova que se irá realizar, fazê-lo com o mesmo tipo de atividade de performance.(IBIDEM, 1995 citado em LUSSAC,2008).
 *** 
Princípio da Variabilidade – (Princípio da Generalidade) 
Encontra-se fundamentado na idéia do Treinamento Total, ou seja, no desenvolvimento global, o mais completo possível, do indivíduo. Para isso deve-se utilizar das mais variadas formas de treinamento.    “Quanto maior for a diversificação desses estímulos – é obvio que estes devem estar em conformidade com todos os conceitos de segurança e eficiência que regem a atividade – maiores serão as possibilidades de se atingir uma melhor performance.” (IBIDEM, 1996 citado em LUSSAC,2008).

O Princípio da Saúde 
Encontra-se diretamente ligado ao próprio objetivo maior de uma atividade física visar à saúde do indivíduo. Em práticas de atividades físicas atuais, podemos identificar não somente aquelas ligadas à aquisição e manutenção da saúde do praticante, mas também aquelas de alta performance, que podem trazer malefícios devido ao compromisso com o alto rendimento e resultados sem o compromisso com o aspecto da saúde.
Fonte: Dantas,2003; Lussac,2008