Avaliação Morfológica

AVALIAÇÃO  MORFOLÓGICA
Os métodos laboratoriais são muito caros, o que inviabiliza a sua utilização em larga escala. Baseado nisso é adotado pelo avaliador um padrão de coleta de medidas antropométricas que serão aplicados em protocolos científicos de alto nível de precisão permitindo assim o acompanhamento periodizado do cliente. Observe a seguir o procedimento padronizado adotado para a composição do trabalho personalizado.
Medidas básicas:
Peso corporal











O avaliado deve estar com vestimenta adequada e o avaliador deve registrar a o horário para assim repetir a medida sempre na mesma hora.

Estatura









É interessante ressaltar que ao longo do dia a estatura varia em até 1% ao longo do dia, por isso a orientação de registrar  a medida sempre na mesma   hora do dia.



Dobras cutâneas 

Muito utilizadas em estudos antropométricos, fundamentalmente pela sua grande aplicabilidade e baixo custo, porem apresentam maiores dificuldades para mensuração, fato que demanda exaustivo treinamento dos avaliadores.
Para a realização das medidas de dobras cutâneas algumas normas devem ser seguidas para o sucesso da avaliação do cliente.


Perimetria ou medição de circunferências 


São principalmente aplicados na avaliação do grau de simetria dos segmentos corporais e no acompanhamento dos efeitos das diversas formas de treinamento sobre a morfologia corpórea.

Diâmetro ósseo 
]
 É definido pela menor distancia entre duas extremidades ósseas, a fim de determinar no processo de avaliação o peso ósseo em relação aos outros componentes comporais.

Composição corporal
Considerada um componente da aptidão física, a composição corporal deve ser fracionada, o peso corporal em seus diversos componentes deve ser analisado em detalhes cada um componente.
Defendido por vários autores, a redução do percentual de gordura e o aumento da massa magra, trazem vários beneficios à saúde, sendo um dos anseios por parte dos praticantes de exercícios físicos.
Com a utilização das medidas antropométricas e protocolos científicos espeficificos para a identificação dos seguintes componentes corporais: Peso gordo ou % de gordura,  Peso muscular, Peso ósseo e Peso residual

Pitanga,2008