Avaliação Cardiorrespiratória



Conceitos
 Capacidade cardiorrespiratória - Consiste na capacidade de realizar exercícios dinâmicos envolvendo grandes grupos musculares, de intensidade moderada a alta, por períodos prolongados. As diretrizes do Colégio Americano de Medicina do Esporte (ACSM) baseiam-se em que, todo programa de prescrição de exercício físico, que tem como objetivo o aprimoramento da aptidão cardiorrespiratória, melhora da composição corporal e aptidão muscular, deve ser norteado a partir de percentuais da freqüência cardíaca máxima (FCmáx), que indicaram a intensidade do treino de acordo com o objetivo do cliente.
Freqüência cardíaca máxima (FCmax) – Pode ser determinada imediatamente após alguns minutos de esforço explosivo em uma forma especifica de exercício, na qual requer uma certa motivação e estresse, sendo desaconselhável para pessoa sem devida autorização médica, em especial aqueles com predisposição para doenças cardíacas coronarianas.
Outra forma de predizer a FCmax seria utilizar a freqüência cardíaca máxima sem exercício utilizando a idade através da seguinte formula:

FC = (220 - IDADE) homens 
              FC = (206- 88% da idade) mulheres AHA,2010

Entretanto devemos levar a inexatidão da variação individual de ± 10 b/min de desvio padrão para a idade, o que exerceria pouca influencia para pessoas sadias.
A FCMax  é utilizada, a partir de sua determinação, seja por método previsto ou obtido em teste, para a elaboração do programa de treinamento com base em percentuais para determinado objetivo do aluno.
Freqüência cardíaca de repouso – representa a menor FC obtida através de mensuração através do uso de um monitor cardíaco. A melhor hora para aferi-la seria pela manha ainda  quando estamos deitado. 
A FC de repouso normalmente reduz à medida que melhora nossa aptidão cardiorrespiratória.

Segundo Power & Howley, 2000 a FC de repouso pode variar de acordo com o quadro abaixo:
Indivíduo
Batimentos por minuto
Homem não-treinado
72
Mulher não-treinado
75
Homem treinado
50
Mulher treinada
55

Freqüência cardíaca de reserva – (FCR) – tem sua relação direta com VO2max  na utilização de percentual de intensidade. A FCR é a diferença entre a FCmax e FC de repouso do indíduo.
Correlação entre o %FCmax e o %VO2max  segundo Novaes & Vianna, 2009
Freqüência cardíaca
FCR – VO2max
50%
28%
60%
42%
70%
56%
80%
70%
90%
83%
100%
100%

Consumo Máximo de Oxigênio (VO2máx.) - É a taxa máxima que o organismo de um indivíduo tem de captar e utilizar o oxigênio do ar que está inspirando para gerar trabalho, ou seja, o VO2max é a quantidade de oxigênio que um individuo consegue captar do ar alveolar (pulmões), transportar aos tecidos pelo sistema cardiovascular e utilizar em nível celular como energia, e também,  é maior consumo de oxigênio que um individuo consegue alcançar em um esforço físico. Tem relação com a FC imprescindível também para a prescrição do treinamento individualizado.
O VO2max é diferente de VO2. ele refere-se ao consumo de oxigênio pelo organismo numa determinada intensidade de exercício, enquanto o VO2máx. é o consumo máximo de oxigênio.
Os valores de VO2 VO2max podem ser expressos em:
  - l . min-1 =  (litros por minuto = litros de oxigênio absorvidos no espaço de tempo de 1 minuto, pode ser chamado de valor absoluto, Adams 1994).
 - ml . kg-1 . min-1 =  (mililitros por quilograma de peso por minuto = mililitros de oxigênio absorvidos por quilograma de peso corporal no espaço de tempo de 1 minuto, pode ser chamado de valor relativo, Adams 1994).
Kcal - A quilocaloria é a quantidade de energia gasta em uma atividade de acordo com o custo energético: Kcal/kg; Kcal/min; Kcal/h ou Kcal/24h.
Taxa metabólica basal (TMB) – equivale ao consumo calórico durante o repouso, sendo importante para a prescrição de exercícios físicos e o controle ponderal da dieta, ou ambos.
1 l/O2/min equivale a aproximadamante 5 kcal
  TMB =  + ou - 1 Kcal/kg/h
MET -       É a expressão da taxa de consumo energético em repouso (POWERS & HOWLEY, 2000 citado em Bispo, 2010).
- REPOUSO: 3,5 ml.(kg.min)-1
- 1 MET  =  “custo metabólico do organismo”
- 1 MET = 3,5 ml. (kg.min. )-¹
Equação do gasto energético utilizando o MET´s

KCAL = MET x  Peso x Tempo        
               60

FONTE: Power & Howley, 2000; McArdle, 2008; Vianna, 2009; Saúde em movimento, 2010