segunda-feira, novembro 22, 2010

EXERCÍCIOS AERÓBICOS E ANAERÓBICOS




EXERCÍCIOS AERÓBICOS E ANAERÓBICOS

Exercício anaeróbicos

O exercício aeróbico é qualquer atividade física de baixa e moderada intensidade, executada por um período prolongado que trabalhe diversos grupos musculares durante um determinado e constante período de tempo, de forma contínua e ritmada, onde é utilizada como via energética predominante a gordura corporal que é queimada na “presença de oxigênio”. O treino aeróbico melhora significativamente a aptidão física e conseqüentemente o funcionamento do coração, pulmões e todo o sistema cardiovascular contribuindo para uma entrega de oxigênio mais rápida por todo o corpo e queimando de forma eficiente a gordura corporal.

À medida que o músculo do coração se vai tornando mais forte e mais eficiente a circulação sanguínea também se vai tornando melhor e mais eficaz.

As principais modalidades que tem esta característica são: caminha, corrida, natação, ciclismo, aeróbica nas academias, dança, step, jump, esportes com bola, etc.


Exercício anaeróbico


É um tipo de atividade física que ocorre em alta intensidade e curta duração, onde a troca gasosa do organismo (respiração) não é utilizada para sintetizar energia, por isso dizemos que é na “ausência de oxigênio”. Obviamente isso é impossível visto que em ausência de oxigênio é não há manutenção da vida humana além de poucos minutos. Somos capazes de sobreviver neste curto período de tempo, pois temos certa quantidade de oxigênio mantida no organismo. Ex.: corrida de 100m rasos no atletismo e halterofilismo.


Fonte: (McArdle, 2008; Vianna,2009)