segunda-feira, novembro 22, 2010

QUAL A DIFERENÇA ENTRE EMAGRECER E PERDER PESO?


QUAL A DIFERENÇA ENTRE EMAGRECER E PERDER PESO?

Diante do conhecimento popular é comum conceituar o emagrecimento como ato de perder peso. A princípio, podemos pensar que sim, ou seja, emagrecer significa perder peso. Mas vamos pensar em cada um desses conceitos separadamente. A obesidade significa um acúmulo excessivo de energia na forma tecido adiposo (gordura) no organismo, por isso podemos dizer que, estar "gordo" significa ter excesso de “gordura” no organismo.

O fato de estar com excesso de peso pode ter sido causado por vários processos, o mais natural e comum o acúmulo de gordura no organismo, porém os exercícios que geram desenvolvimento muscular (hipertrofia) também aumentam o peso pelo volume muscular, sem que haja acúmulo de gordura no organismo, ou seja, “estar pesado” não necessariamente é “ser gordo".

Cientificamente o emagrecimento saudável seria a perda da massa gorda (gordura) com a preservação da massa magra (musculatura) e nada melhor que a combinação entre dieta e exercícios físicos para trazer este resultado.

Numa informação complementar, tanto com a dieta (hipocalórica), quanto com o exercício predominantemente aeróbico podemos reduzir a gordura corporal, mas ambos apresentam, segundo WILLIAMS (1995), vantagens e desvantagens. As vantagens de uma técnica ajudam a contrabalançar as desvantagens da outra. A utilização de uma dieta hipocalórica contribui para uma diminuição de peso mais rápido, mas pode também induzir à uma perda de muscular (massa magra corporal) e diminuição do metabolismo do indivíduo.

Estudos mostram que os exercícios físicos normalmente resultam na diminuição do peso mas, por outro lado favorecem o aumento de massa magra e previnem a diminuição do metabolismo basal. Dois estudiosos do assunto Garfinkel e Ciseina descobriram os seguintes dados:

PERDA DE PESO SOMENTE PELA DIETA

GORDURA

PROTEÍNA

75%

25%

PERDA DE PESO SOMENTE PELA DIETA COMBINADO COMBINADO EXERCÍCIOS FÍSICOS

GORDURA

PROTEÍNA

95%

5%

Uma vez que o excesso de gordura corporal foi perdido, foi observado em pesquisas que os exercícios contínuos parecem ser importantes para manter o controle do peso corporal estável e saudável (WILLIAMS,1995).

Outra publicação, de acordo com WILLIAMS (1995), seria que a chave para perda de peso também pode ser o Déficit Calórico. O indivíduo, em síntese, deve ingerir, basicamente, a quantidade de alimento necessária para suprir a energia gasta diariamente.

A energia não aproveitada pelo organismo é estocada em forma de gordura, gerando a obesidade. A fim de conseguirmos um equilíbrio entre o ganho e a perda de energia, podemos lançar mão do método da CONTAGEM DE CALORIAS feito no trabalho combinado entre um Profissional em Nutrição (ingestão de alimentos) e pelo profissional da Educação Física (Prescrição de exercício). Quanto maior for o déficit calórico, mais rápido se consegue a perda de calorias, porém programas de perda de peso rápido não são recomendados.