CRITÉRIOS E CUIDADOS PARA AVALIAÇÃO FÍSICA
O processo de avaliação física é realizado através de técnicas antropométricas simples de baixo custo em relação aos realizados em laboratórios e tem grande aplicabilidade no trabalho personalizado, por isso requer cuidados para melhor fidedignidade.
Para isso é recomendado ao cliente que:
· As medidas devem ser coletadas sempre no mesmo horário;
·Realizar uma anamnese e responder ao questionário do avaliador;
· Trajar roupas adequadas para avaliação;
O avaliador deve:
· Realizar a avaliação em local reservado, proporcionando privacidade ao cliente a fim de minimizar possível constrangimento;
· Durante o procedimento de avaliação o profissional deve ser: criterioso, ético, respeitar ao máximo o cliente em seus limites;
· Se o (a) cliente preferir, que seja realizada a avaliação física na presença de algum amigo ou membro da família.
O que é uma Anamnese?
– Geralmente o processo de avaliação física inicia pela anamnese. Podemos dizer que a anamnese (entrevista) é momento que o avaliador (profissional) começa a conhecer a respeito do avaliado (aluno) e, por isso, é necessário aproveitar para obter o máximo de informações possível para a realização de todo planejamento referente a avaliações e testes para prescrição dos exercícios físicos.
Uma anamnese deve conter as seguintes informações:
· Objetivo do avaliado com o exercício físico.
· História de atividades e exercícios físicos, pregressa e atual.
· História de patologias crônico degenerativas na família.
· História de patologias pessoais, pregressa e atual.
· Utilização de medicamentos.
· Hábitos como Tabagismo e Etilismo.
A partir dessas respostas já é possível perceber se o aluno apresenta-se dentro da faixa de risco para o desenvolvimento de doenças crônico degenerativas, o que orientará nossa conduta tanto na administração dos testes quanto na prescrição dos exercícios físicos, tornando nosso trabalho muito mais seguro.
Critérios para validação da avaliação física:
1. Validade – habilidade de mensurar precisamente com mínimo de erros.
2. Confiança ou Fidedignidade – habilidade de produzir medidas semelhantes pelo mesmo avaliador em diferentes ocasiões.
3. Objetividade – habilidade do teste de produzir scores similares para dado individuo, quando o mesmo teste é administrado por diferentes avaliadores.
4. Norma – padrão pelo qual um resultado obtido em determinado teste pode ser comparado em relação aos escores obtidos num determinado teste.
Fonte: Pitanga, 2008